quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

SEMANA CULTURAL



     Oralidade”, “Sustentabilidade” e o “Inverso da Violência” são temas que dialogam com todas as áreas do conhecimento e movem a 3ª edição da Semana Cultural em nossa Escola.
     A Semana Cultural acontece como uma feira que proporciona oportunidade aos estudantes de apresentar na prática os conhecimentos adquiridos e socializar suas aptidões pessoais.  O evento aconteceu internamente com uma programação recheada de protagonismo estudantil.
     As atrações culturais foram diversas, obedecendo ao cronograma:

Terça-feira (08/11/16): Educação Ambiental e Sustentabilidade através de peça teatral apresentado pelo grupo do ComVida.

Quarta-feira (09/11/16): Exposição de trabalhos de Ciências e Arte na Matemática com Tangran gigante.

Quinta-feira(10/11/16): Exposição de Arte e palestra sobre o trânsito.

Sexta-feira(11/11/16): A Oralidade se apresenta sob forma de declamação de poemas de poetas consagrados na literatura, com destaque especial a poemas de autoria  do próprio estudante. Trabalhou-se O Inverso da Violência, refletindo sobre atitudes, posturas e valores. 





Algumas produções dos estudantes:



                                                                       Sonhos...

Eu sonho com um futuro melhor

Para mim, para ela, para nós

Enfim, para toda humanidade.



Eu sonho com mais amor, menos rancor,

Mais alegria, menos tristeza,

Menos espera e mais procura pela felicidade.



Eu sonho que a chama da alteridade se aqueça

E a do orgulho se apague,

Trazendo uniões, parcerias

E muita, muita solidariedade...



Eu sonho que em lugar de pensamento cinzento,

Se concretize a luz, a flor e a criatividade,

Tornando-o mais leve e colorido,

Proporcionando vida e liberdade.



Eu sonho que desapareça o preconceito,

Desvendando seus medos e mistérios,

Que à frente se vislumbre o respeito,

Fruto do amor prazeroso e sério.



Eu sonho que sempre saiba recomeçar,

Quando tudo parecer errado,

Mergulhe fundo em seus desejos,

Tornando-os uma realidade.



Eu sonho que aproveite a oportunidade

De realizar aquilo que você quiser ser

Pois a vida, ah! Ela é única

E muitas vezes nem lembramos de viver.



Eu sonho para aquele que labuta por um futuro brilhante,

 Que triunfe a vitória em sua vida,

Mesmo que ela seja dolorida,

Trazendo esperança no horizonte.



Eu sonho que para cada problema

Encontre uma nova solução,

Aprendendo e descobrindo seus mistérios,

Tirando a mais bela das lições.



Eu sonho que você tenha

Uma ótima carreira no trabalho,

Sempre se empenhando com afinco,

E resultando num ótimo aprendizado.



Eu sonho que encontre um amigo

No qual possa confiar,

Dividindo mazelas, compartilhando alegrias

Fruto doce de se humanizar.



Eu sonho que forme

Uma família muito unida,

Que faça valer a pena

E ter motivos para sorrir na vida.



Eu sonho que durante seu caminho,

Pratique sempre boa ação,

Que em troca receba o carinho

Que brota da gratidão.



Eu sonho que tenha seu brilho próprio,

E que esse lume o leve ao sucesso,

 Não apagando a luz do próximo,

Tendo como degrau, apenas seu mérito.



 Eu sonho que seja feliz bem do jeito que você é,

 Se precisa mudar, que mude,

Mas que seja por alguém que bem- te- quer.

Eu sonho que siga seu caminho,

Que regue suas metas,

Que colha suas vitórias.




Eu sonho por mim, sonho por todos,

Se não fosse sonhando,

Teríamos um futuro incerto,

Não sabendo o que é errado ou correto.

 

Ei, menina, venha cá!

Pare de só sonhar e comece a realizar,

Para a sua vida e a do próximo mudar,

E, assim, certamente um futuro brilhante vislumbrar.


  (Autoria: Liandra Devitte, Turma 91) 




Respeito
Tenha respeito,
Exija isso de volta,
Nós, jovens, queremos
Um mundo com menos revolta.

Chegou? Cumprimente,
Já vai? Se despeça.
Tenha em sua mente
Que respeito não é peça.

Não seja egoísta,
Divida com os outros
O seu ponto de vista,
Acredite, pode valer ouro.

Seja divertido,
Felicidade contagia,
Será um dever cumprido,
Com amor, paz e magia.

(Releitura: Ana Julia Paini  e Roberta Simonaggio, Turma 81)


PAZ
Hábitos de cortesia
Devemos usar todo dia
Por favor, com licença e obrigado
Não podemos deixar de lado.
Diga não à violência,
Diga não à agressão
Para você viver bem
E ter amigos de montão.
 É o dia da Paz,
Vamos viver mais
Como se fosse o último dia
De muitos outros mais.

Vamos rir,
Vamos cantar,
Lugar pra violência
Não vai existir mais.              
Paz!
Paz!
Paz!
Todos unidos
Para o mundo mudar!

(Autoria: Emanuele, Francieli, Poliana e Stefani, Turma 91)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário